Gostaria de saber se algum de vocês estão passando ou passaram pela situação acima descrita. Se sim, gostaria de bater um papo sobre o assunto, pois no próximo ano eu terei este cenário e gostaria de entender o que já vem sendo feito ou se existe alguma consulta em relação à este tema, pois cheguei nas seguinte conclusões:
1 - Contratar uma solução fiscal, onde a mesma parametrizasse as informações dos dois ERP'S;
2 - Transferir o saldo de um ERP para o outro, reportando apenas o saldo e guardando as informações de uma das filiais para um futuro questionamento do fisco.
Caso alguém esteja passando por este cenário ou tem idéia de qual seria a melhor opção, favor enviar à vossa sugestão.
Seguem alguns comentários, e pontos de reflexão sobre o tema levantado, espero que ajude.
Se você não possuí uma solução “Standard” que atenda as exigências do SPED, realmente necessitará de uma parametrização, acarretará na contratação de um serviço terceirizado; o que ocorre é que muitas empresas optam por realizar este trabalho “em casa”, isto quando o ERP utilizado foi desenvolvido internamente, ou seja pelo próprio contribuinte.
Com relação a 1ª pergunta, é necessário um trabalho de mapeamento para constatar (onde estão as informações a serem apresentadas), realmente estão em duas bases de dados diferentes?
Por exemplo Saldos Contábeis no ERP “X”, e Lançamentos Contábeis no ERP “Y”. Não ficou claro a necessidade de utilização de dois ERP’s para armazenamento das informações contábeis, haja visto que uma das vantagens e utilidades do ERP é integrar todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Em todo o caso, se realmente forem utilizados dois ERP’s, vejo a necessidade de parametrização de ambos, pois as Demonstrações, Saldos, Lançamentos, Balanço, Razão, em suma os Registros exigidos pelo SPED CONTÁBIL devem ser apresentados a RFB.
Cabe um estudo de caso e integração entre a área Contábil, Fiscal e de T.I de Vsa. Empresa, pois sabemos que tanto o SPED CONTÁBIL, quanto SPED FISCAL e NF-e estão exigindo do contribuinte, diversas mudanças, tanto nos processos internos funcionais, quanto nas adaptações dos sistemas utilizados.