Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Rogério Luiz Balbinot
O eSocial é uma realidade, que marcará uma nova era para área de SST, já iniciada com a Portaria 211, de 11 de Abril de 2019, que dispõe sobre a assinatura e a guarda eletrônicas dos documentos relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Conforme o Manual, são definidos como eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST os abaixo relacionados:
O evento S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional não é um evento de Segurança e Saúde no Trabalho, só acompanhará a cronologia de entrada.
OBRIGAÇÕES A SEREM SUBSTITUÍDAS
A digitalização e substituição das obrigações dos empregadores, será um dos pontos principais contemplado pelo eSocial. Das 15 obrigações a serem substituídas pelo eSocial, só 3 fazem parte de Segurança e Saúde do Trabalho, que são:
INFORMAÇÕES A SEREM GERENCIADAS E ENVIADAS
As informações relacionadas a SST serão prestadas através dos 5 eventos específicos de SST, onde só o evento S-1060 é relacionado a empresa e os quatro demais ao trabalhador (= CPF),
O evento S-1060 está relacionado somente ao ambiente de trabalho, a empresa, porém as informações contidas nele servirão de base para outros eventos que tem impacto direto no trabalhador, como por exemplo, o S-2210 e o S-2240. O evento S-1060 é bastante amplo e será definido pela empresa, que poderá definir ele como setor, cargo e/ou Grupo Similar de Exposição.
O evento S-2210 é a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), já comunicada hoje pelo CAT WEB, e que passará a ser comunicada através deste evento. Nela se ressalta a importância da correlação aos eventos S-1060, S-2230 e S-2240, para garantir a consistência entre eles
No evento S-2240, se pode pensar nele como a etapa de avaliação, onde você relatará os riscos que estão acima do nível de ação, quantificando-os, informando a Insalubridade, Periculosidade e Atividade Especial, trazendo também as informações de EPI utilizados para atenuação do risco,
O evento S-2220 está relacionado com a área médica, com os exames periódicos e ASO do trabalhador, que também estará relacionado ao S-2240 e ao S-2230, que são os afastamentos temporários (acima de 3 dias).
Já o evento S-2245, será usado pra substituir no Livro de Registro, a informação dos treinamentos, capacitações e exercícios simulados realizados, bem como autorização de realizar intervenções em instalações elétricas e em máquinas e equipamentos.
Na figura abaixo se pode verificar os eventos de SST e seus correlacionados de folha.
COMPLIANCE DE PROCESSO
Antes de enviar os eventos de SST é importante que a empresa ou consultoria responsável pelo envio faça uma lição de casa, registrando os trabalhadores já qualificados (Qualificação Cadastral), comparando as informações já enviadas nos eventos de folha, como é o caso das rubricas: 1202 – Insalubridade, e 1203 – Periculosidade, e os códigos da Tabela de Financiamento de Aposentadoria Especial enviados no evento S-1200 – Remuneração do Trabalhador.
A CONSISTÊNCIA DE INFORMAÇÕES ENTRE AS ÁREAS E EVENTOS É PRIMORDIAL PARA O SUCESSO DA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL.
http://blog.rsdata.com.br/2019/04/29/esocial-o-que-voce-precisa-sab...
Comentar
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano