Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Os contadores dos poderes Judiciário e Legislativo e também os contadores da Fazenda, que atuam nos órgãos e instituições do Poder Executivo Estadual, participaram de uma reunião (23/05) sobre a exigência das notas fiscais eletrônicas em aquisições pela administração pública. O evento foi realizado pela Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) através da Gerência de Estudos e Normatização Contábil (GENOC) emparceria com a GESIT e Diretoria de Administração Tributária (DIAT).
Desde o dia 1º de abril de 2011 já é obrigatória a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição às notas fiscais modelo 1 e 1A nas compras de mercadorias e nas contratações de serviços tributados pelo ICMS. Cerca de 35 contadores participaram do encontro, que foi mediado pela gerente de Estudos e Normatização Contábil Michele Patricia Roncalio e pelos auditores fiscais Edson Gonzaga Polonini e Manoel Paes de Andrade, da Gerência de Sistema e Informação Tributária – GESIT.
Ambos explicaram que, com base em demandas da GENOC/DCOG e da GEAFC/SEF, a Diretoria de Administração Tributária está providenciando alterações no RICMS/SC para possibilitar a utilização de cupons fiscais nas aquisições em que não há a exigência de procedimento licitatório, ou seja, de baixo valor. “A DIAT está realizando estudos para implantação de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e que, quando o contribuinte perceber as facilidades e seguranças introduzidas com a adoção destas sistemáticas, passará a emitir NF-e para quaisquer situações, independente de seu enquadramento”, ressaltou Polinini.
Na opinião da gerente de Estudos e Normatização Contábil, Michele Patricia Roncalio, os contadores e gestores financeiros que atuam nos órgãos e entidades do Estado são um “braço” da fiscalização tributária em contratações da administração pública, até mesmo orientando o fornecedor-contribuinte para adequar-se à legislação. Além disso, reuniões como esta demonstram que a interação entre Diretorias e Gerências da Secretaria da Fazenda, além de necessária, contribuem com a excelência do serviço público estadual.
Fonte: SEF SC
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano